DOCENTES EFETIVOS
Prof. Dr. Alfredo Julien
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: poder, mito e religião.
Prof. Dr. Antônio Fernando de Araújo Sá
Possui graduação em História pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1987), mestrado em História Política do Brasil pela Universidade de Brasília (1993) e doutorado em História Cultural pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente, é professor associado do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em Letras e História da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa História Popular do Nordeste (CNPq/UFS). Foi professor visitante na Universidade Nacional de Missiones (Argentina/2011). Publicou os livros Combates entre História e Memórias. São Cristóvão/SE: EDUFS; Aracaju/SE: Fundação Oviedo Teixeira, 2005 e O Cangaço nas Batalhas da Memória. Recife: Editora Universitária (UFPE), 2011.
Prof. Dr. Antônio Lindvaldo Sousa
Possui graduação em Licenciatura em História (1988) e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Sergipe (1991). Cursou o mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e o doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Sergipe. Ensina no curso de graduação e de mestrado em História da UFS. É líder do GPCIR - Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Religiosidades. Publicou pela editora da UFS o livro O Eclipse de um farol: contribuição aos estudos sobre a romanização do catolicismo brasileiro (2008) e, também, dois textos nos livros;Temas de Ciências da Religião (2008) e Estudos sobre Religião; (2009), coordenado por Cícero Cunha. Organizou e publicou no livro O Pulso de Clio: religiosidade, cultura e identidade (2012) pela Redes editora. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, orientando trabalhos sobre trajetória de vidas, biografias, micro-história, memórias e cotidianos. Atua principalmente nos seguintes temas: História da cultura sergipana onde tenha como destaque objetos voltados para a compreensão das, identidades, memórias não desveladas, religiosidades, história da Igreja católica, história da alimentação, das trajetórias históricas dos povos indígenas e de sujeitos cuja sua história de vida (biografia) nos ajudem a pensar o tecido social e a visão de mundo do seu período histórico no Brasil da colônia até as primeiras décadas do século XX.
Prof. Dr. Augusto da Silva
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1996), mestrado em História pela mesma instituição (1999) e doutorado em História pela Universidade de São Paulo - USP (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe, atuando, principalmente, nas áreas de Teoria e Metodologia da História e Brasil colonial.
Prof. Dr. Bruno Gonçalves Alvaro
É Professor Assistente II de História Antiga e Medieval na Universidade Federal de Sergipe. Graduado em História (2004), possui mestrado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e atualmente é doutorando na mesma instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval. Atua como pesquisador no Vivarium - Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo (Núcleo Nordeste) e, ainda, como pesquisador colaborador no Programa de Estudos Medievais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEM-UFRJ). Preocupa-se em analisar comparativamente no doutoramento as relações dos senhorios episcopais de Santiago de Compostela e Sigüenza com a monarquia castelhana-leonesa no século XII. Também tem interesse nos seguintes temas: História dos Concílios Medievais Ibéricos e Romanos - Relações entre Igreja e Cavalaria - Guerra na Idade Média - Península Ibérica na Idade Média Central - Estudos Historiográficos dedicados a História Medieval
Prof. Msc. Carlos Franco Liberato Sousa
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Brasília e Mestrado em Estudos Africanos por El Colegio de México. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Sergipe e Doutorando em História da África na York University, Canadá. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África, atuando principalmente nos seguintes temas:História da África, Tráfico de Escravos e Diáspora Africana.
Profa. Dra. Célia Costa Cardoso
Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2004). Mestre em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (1995). Graduada em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica PUC/SP (1990). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Sergipe (UFS), tendo como área de concentração História do Brasil. Tem experiência de pesquisa na área de História do Brasil República, com ênfase na História da Ditadura Militar, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, Ditadura, Política, Imprensa, Segurança, Repressão. Líder do Grupo de Pesquisa: Poder, Cultura e Relações Sociais na História (UFS-CNPq) e pesquisadora do grupo de pesquisa Cultura, Memória e Política Contemporânea (CNPq, UFS-UFRB). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/História (CAPES, MEC,UFS), 2009-2013, que tem como objetivo geral fomentar a iniciação à docência de estudantes dos cursos de licenciatura de instituições federais de Ensino. Assumiu, em 2010, a Diretoria da Anpuh-SE, tendo realizado o II Congresso Sergipano de História: Escrita, Pesquisa e Ensino de História. Autora de artigos e capítulos de livros: Políticos cassados no Estado de Sergipe em 1964 (2011); Segurança e repressão no Estado de São Paulo nos anos 60 e 70 (2007); Violações dos princípios federalistas pelos governos militares (Brasil, 1964) (2005); História e imprensa no contexto do autoritarismo (1999); Movimento: o jornalismo alternativo na época da ditadura militar (1975-1981) (1993). Outras produções bibliográficas: II Congresso Sergipano de História. Caderno de Resumos (2010); VII Encontro Nordestino de História Oral. Cadernos de Resumos (2009); Guia de livros didáticos 1ª a 4ª séries (PNDL/2000).
Prof. Msc. Claudefranklin Monteiro Santos
Graduado em História (1995), Mestre em Educação (2003) pela Universidade Federal de Sergipe e Doutorando em História pela Univerdade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, Teoria e Prática do Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: história de lagarto, história, cultura escolar, nacionalismo, literatura sergipana, cultura, patrimônio cultural, festa, história da igreja, religião e religiosidade. É historiador e escitor lagartense, autor dos livros: Centrifugação (Poesia - 1999), Nove Contos (Conto - 2003) e Didática do Ensino de História (Livro Didático - 2009) e organizador dos livros Uma Cidade em Pé de Guerra: Saramandaia x Bole-Bole (História - 2008) e Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro: Apontamentos e Fragmentos Biobibliográficos (História-2011). Membro do Corpo Editorial da Revista Médio Paraíba. Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE). Membro do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho (MAC) - Academia Sergipana de Letras (ASL). Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe.
Prof. Dr. Dilton Cândido Santos Maynard
Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Sergipe (1999), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2002) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e Pós-Doutorado em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Coordena o Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/CNPq). Participou como parecerista do MEC no processo de avaliação dos livros didáticos de história do PNLD 2010, 2011, 2012. É Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) História e membro do Conselho Editorial da Universidade Federal de Sergipe. Contemplado com bolsa FUNARTE de Produção Cultural para Internet (edital 2010). Atualmente é professor adjunto 2 do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, do Núcleo de Pós-Graduação em História da UFS e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou os livros Escritos sobre História e Internet (Mulltifoco, Luminárias, 2011), Dias de Luta: Sergipe durante a Segunda Guerra Mundial (Mulltifoco, Luminárias, 2011), em parceria com Andreza Maynard, e História, neofascismos e Intolerância: reflexões sobre o Tempo Presente (Mulltifoco/Luminárias/EDUFS, 2012).
Profa. Dra. Edna Maria Matos Antonio
Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), Mestrado (1999) e Doutorado em Historia (2011) pela mesma Universidade. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil Colonial e Império; História de Sergipe; Cultura e Política; Memória.
Prof. Dr. Fábio Maza
Possui graduação em História pela Universidade de Mogi das Cruzes (1986), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é membro consultivo da Revista Brasileira de História e professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: roberto simonsen, ciência, tecnologia, intelectuais e estado.
Prof. Dr. Francisco José Alves
É graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe (1984), mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (1990) e doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). É, desde 1987, professor efetivo do Departamento de História da UFS, onde ministra as disciplinas Introdução à Históiria; Teorias da História; Metodologia da Pesquisa Histórica e Historiografia Brasileira. Tem pesquisado História da historiografia, História da Sexualidade, Patrimônio Cultural e uso da Literatura na pesquisa histórica.
Prof. Dr. Jorge Carvalho do Nascimento
Professor do Departamento de História e do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Foi coordenador do Mestrado em Educação da UFS. Doutor em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como pesquisador (bolsa sanduiche CAPES) na Johan Wolfgang Göethe Universität de Frankfurt, na República Federal da Alemanha. É mestre em História e Filosofia da Educação, também pela PUC de São Paulo. Fez curso de especialização em Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais pela Universidade de Havana/Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais e em Administração Pública pela Universidade de Campinas/Fundação de Desenvolvimento da Administração Pública. Estudou Direito e é licenciado em Pedagogia. Publicou, dentre outros, os seguintes livros: A Escola de Baden-Powell: cultura escoteira, associação voluntária e escotismo de Estado no Brasil, em 2008; Intelectuais da Educação: Sílvio Romero, José Calasans e outros professores, em 2007; Ensino superior, Educação escolar e práticas educativas extra-escolares, em 2006; Problemas de Educação escolar e extra-escolar, em 2005; Memórias do Aprendizado, em 2004; Historiografia Educacional Sergipana, em 2003; A cultura ocultada, em 1998; Positivismo, Ciência e Religião no Brasil do Século XIX: (re)lendo O Brazil Mental, em 1996; e, a dissertação de mestrado intitulada A Intervenção da Sudene na Política Educacional do Estado de Sergipe: 1959/63. Coordena o Grupo de Pesquisa em História da Educação da UFS. Foi Secretário Municipal de Educação nos períodos de 86/87 e 97/98 e Secretário de Governo do Município de Aracaju, no período 1999/2000. É Membro do Conselho Editorial da Typografia Editorial - T, a partir de novembro de 2004 e também Membro do Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura - ITBEC, a partir de janeiro de 1996. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação e do Conselho Editorial da Coleção História da Educação da Editora Autêntica.
Prof. Dr. Lourival Santana Santos
lsantanasantos@bol.com.br
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Sergipe, Bacharelado em História (1982), Especialização em Ciências Sociais (1986), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1994) e doutorado em Geografia Agrária - Área de concentração: Dinâmica e Organização dos Espaços Agrários Regionais, pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Sergipe. Chefe do Departamento de História da UFS (2010-2012). Coordenador do Curso de História Modalidade a Distância UFS/UAB. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Campesinato, Tributação, Estrutura Agrária .
Prof. Esp. Luis Eduardo Pina Lima
Possui graduação em Direito - Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe (1989), graduação em Psicologia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2011) e graduação em História - Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (1992). Atualmente é professor auxiliar do Departamento de História e mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) na Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: historia, cinema, ensino, educação, patrimônio e memória.
Prof. Dr. Marcos Silva
Site: http://valesilva.com.br
Possui graduação em História Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1984), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, criptojudaísmo, cultura cristã-nova, temas transversais e cristãos-novos.
Profa. Msc. Maria Izabel Ladeira Silva
mariaizabel.silva@seed.se.gov.br
Professora cedida ao Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação.
Prof. Dr. Petrônio José Domingues
Possui bacharelado e licenciatura (1997), mestrado (2001) e doutorado (2005) em História pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2006, é professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor permanente do Mestrado em História, da mesma universidade. É coorganizador de duas coletâneas, autor de três livros, de dez capítulos de coletâneas e de dezenas de artigos publicados em revistas acadêmicas, no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de História, com ênfase em Historiografia Brasileira, Teoria da História, Metodologia de Pesquisa Histórica, atuando principalmente com os seguintes temas: populações da diáspora africana, no Brasil e nas Américas, pós-abolição, estudos pós-coloniais, movimentos sociais, identidades, biografias, multiculturalismo e educação voltada para a diversidade étnicorracial. Atualmente é Visiting Scholar na Rutgers - The State University of New Jersey (EUA), no Department of Africana Studies.
Prof. Msc. Ruy Belém de Araújo
Possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Federal de Sergipe (1980), especialização em História Moderna e Contemporânea pela PUCMG (1988) e mestrado em Geografia Agrária pela Universidade Federal de Sergipe (1995). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Sergipe, lecionando as disciplinas História Contemporânea, Econômica e A Questão Agrária: história e cultura. Pesquisa sobre as temáticas que abordam: a questão agrária, história economica e movimentos sociais. Além de escrever sobre tratando da história da urbanização, universidades publicas e gestão democrática. É membro do Núcleo de Pesquisa História Popular do Nordeste, do Programa de Documentação e Pesquisa do DHI/UFS e da Comissão de História do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.
DOCENTES SUBSTITUTOS
Profª. Msc. Luciana Rodrigues Varejão
Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em História do Século XX (UFPE). Graduada em História (UFPE). Tem experiência de pesquisa, ensino e extensão em História e interesse na área de metodologia de pesquisa e ensino de história. Atua dentro de uma perspectiva interdisciplinar histórico-sociológica, principalmente nos seguintes temas: trabalho, direitos, mulheres, política, economia e sociedade.
Profª. Msc. Maria Nele dos Santos
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Sergipe (1969) e Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1984). Atualmente está como Coordenadora de Disciplina do Centro de Educação Superior a Distância da Universidade Federal de Sergipe (CESAD/UFS/UAB) e atua como Professora Substituta do Departamento de História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Escravidão no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História de Aracaju, urbanização, escravidão, abolicionismo, mocambos, alforria e associação.
Prof. Msc. Francisco de Assis Pinto da Silva
Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Católica do Salvador (1989) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002). Concluiu duas Especializações uma na área de Filosofia e outra na área de Comunicação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia do Ensino e da Pesquisa, Filosofia da Educação, Filosofia e Teoria da História, História Contemporânea e História da Educação. Há alguns anos vem ensinando em especializações em Educação Inclusiva (História e Cultura Afrobrasileira) e Educação a Distância, esta última, na modalidade a distância. No momento, conclui Especialização em Gestão Educacional e LIBRAS, ministra aulas na pós-graduação e coordena, no SENAC, o programa de formação técnica a distância.